Scarab: o mais novo Ransomware, já afetou mais de 12 milhões de contas de e-mails.

Conhecida por ser a maior rede de Botnet do mundo, a Necurs lançou ontem uma nova campanha de Ransomware, batizada de Scarab.

O Scarab é novo e vem sendo detectado com algumas ações pontuais desde junho deste ano. Com linha de ataque similar ao WannaCry, por encriptar os arquivos, ele difere dos demais ataques da categoria por não exigir uma quantia fixa para o resgate. O que diferencia neste caso, é que o preço varia do quão rápido o usuário quer resolver o problema.

Seu modo de mascarar conteúdo malicioso e enganar as vítimas, parte de referências feitas a personagens do seriado Game of Thrones, utilizando palavras como “Jon Snow” e “Samwell” no e-mail. Quanto à região de ataque, a maioria dos disparos foram voltados para Alemanha, Austrália, França e Reino Unido, o que não significa que demais regiões estão seguras.

Todo cuidado é pouco. Assim como outras em outras campanhas de Ransomware, deve-se prestar atenção aos links presentes em todas as mensagens de e-mail recebidas, assim como seus anexos. E visando aumentar sua capacidade, redes de Botnet como a Necurs vem lançando essas campanhas para capturar mais máquinas, dinheiro e usuários desatentos.

Fique de olho!

 

tela de interação do Scarab

Cadastre-se em nossa Newsletter